sábado, 8 de outubro de 2011

Excelente vídeo de reformulação da marca 7TV. Vale conferir!




Link com informações: http://www.vimeo.com/29867765


Pedro Ribeiro

Aulas de 7 a 9

Galera, lamento a demora para postar, mas segue o link para download da nova leva de ppt's com as aulas:

http://www.sendspace.com/file/i9brmy


Pedro Ribeiro

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Evolução das marcas internacionais

Complementando o post da Lu...

Confira a evolução das marcas internacionais

Veja como eram os logotipos das marcas Canon, Nokia, Toyota, McDonald's e Gillette

Canon:
Canon
A Canon nasceu em 1933 da vontade de dois jovens japoneses, que queriam fabricar máquinas fotográficas de boa qualidade, mas com preços acessíveis. Inaugurada com o nome de Instrumentos de Precisão Ópticos, a empresa apresentadou ao mercado uma máquina fotográfica batizada de Kwanon após um ano.
Em 1934, o primeiro logotipo da companhia foi desenhado para estampar as máquinas. O nome Kwanon foi inspirado em um Deus do budismo conhecido como Kuan Yin e a imagem do primeiro logo também fazia menção à religião budista. A primeira marca, no entanto, não foi lançada oficialmente no mercado.
No ano seguinte, o nome Canon foi patenteado pela companhia, que alterou a nomenclatura para facilitar a pronúncia. De lá para cá, pequenas mudanças foram feitas. A última foi no ano de 1956, um ano depois do início do processo de internacionalização da Canon, que hoje é uma das principais marcas de câmeras fotográficas do mundo.
Nokia
A Nokia nasceu no ano de 1865, como empresa produtora de papel, às margens do rio Nokianvirta, na Finlândia, daí a origem do nome e do primeiro logotipo de companhia, que era representado por um peixe. Três décadas depois, a empresa expandiu sua atuação e passou a atuar também no mercado de borracha, passando a fabricar botas, estilo galochas.
No início do século 20, a Nokia ampliou mais uma vez seus horizontes e passou a produzir fios de cobre com camada de borracha. Neste mesmo período, deu início à suas atividades no segmento eletrônico. Em 1966, surgiu a Nokia Corporation, a partir da fusão de três empresas. O logotipo da corporação passou a ser uma representação gráfica de três setas, cada uma representando uma das empresas fundidas.
No final da década de 1980, quando a empresa já fabricava sistemas de telefonia e era a terceira maior fabricante de televisores da Europa, desenvolveu um novo logo com a palavra Nokia e as três setas ao lado. Em 1993, a empresa lança o slogan “connecting people” (conectando pessoas), que passou a fazer parte do logotipo. No ano seguinte, as setas foram deixadas de lado e o azul do nome ganhou tons mais claros. O logo é o mesmo utilizado nos dias atuais.
Toyota
A marca japonesa Toyota foi oficialmente criada em 1937, por Kiichiro Toyoda. Mas sua história teve início em 1919, quando a Toyoda Spinning and Weaving Company  foi fundada pelo pai de Kiichiro. A Toyota foi responsável pela invenção da primeira máquina de fiar elétrica japonesa.
O primeiro logo da Toyota foi desenvolvido no mesmo ano da fundação da Toyota Motor Company, em 1937. Durante todo o século 20, a companhia passou por diversas transformações, com o lançamento de carros híbridos e a criação da ala de luxo da companhia.
Em 1990, o símbolo com três elipses entrelaçadas foi desenvolvido. O logo faz menção ao "T" de Toyota e é usado até os dias atuais pela montadora. 
Mc Donald’s
Se as cores tivessem dono, ninguém poderia negar que o amarelo e vermelho pertencem à rede de fast food McDonald’s. A marca nasceu em meados do século passado a partir dá iniciativa de dois irmãos americanos, se popularizou e hoje está presente em cerca de 120 países.
Durante os seus mais de 60 anos de vida, diversas, mas sutis, alterações foram feitas na marca. A letra M em amarelo vem sendo mantida nos logos da companhia desde os anos 1980. O amarelo que hoje domina o logotipo foi acrecentado ao vermelho e branco usados na época da sua criação.
Gillette 
A marca Gillette surgiu no início do século passado, nos EUA. Durante mais de meio século, o primeiro logo da companhia permaneceu intacto e a imagem da companhia só teve sua primeira transformação em 1964. A segunda mudança, no entanto, não demorou muito e, em 1970 mais uma vez a companhia modificou seu logo a fim de se tornar conhecida como The Gillette Company. Ainda na década de 1970, a Gillette lançou o primeiro barbeador descartável com duas lâminas.
Na década de 1990, a companhia fez uma modificação radical na imagem. Foi a última em relação à forma. Depois disso, apenas a cor azul passou a fazer parte do logo da companhia.

Postado por Denise Dekermacher

Evolução das marcas Nacionais

Achei esse artigo no site da IG, falando sobre a evolução das grandes marcas nacionais e achei interessante compartilhar aqui no blog. Deêm uma olhada.

Veja a evolução das marcas nacionais

Conheça a história de marcas como Itaú, Bradesco, Petrobras, Skol e Natura

A marca mais valiosa do País e uma entre as dez mais lembradas da América Latina não nasceu com as cores azul, laranja e amarelo atuais. O Itaú, que em tupi-guarani significa pedra escura, já teve outras razões sociais e o preto e branco em seu logotipo.
O banco surgiu em 1945, em Minas Gerais, como o nome de Banco Central de Crédito. Mas somente dois anos depois obteve autorização para realizar operações bancárias e abrir sua primeira agência, em São Paulo. Na década de 1950, por orientação do governo, a instituição mudou de nome e se tornou conhecida como Banco Federal de Crédito.
Na década de 60, o Itaú comprou seu primeiro computador, realizou a primeira fusão e passou, então, a se chamado de Banco Federal Itaú. Nessa época, o primeiro logotipo do banco foi desenvolvido pelo desenhista Aloísio Magalhães, contratado para criar um triângulo preto. O logo permaneceu inalterado pela instituição até 1973.
Com a aquisição do Banco Português do Brasil, na década de 1970, o Itaú tornou-se o segundo maior banco do País em transações bancárias e o maior em quantidade de agências entre as instituições privadas. Foi então que passou a se chamar apenas Banco Itaú. Devido à força do nome, o logotipo da marca foi alterado e um módulo negro, com o nome Itaú grafado em branco foi criado por Francesc Petiti, da DPZ, agência de propaganda que até os dias atuais cuida da imagem da instituição.
As cores, no entanto, foram introduzidas à marca somente em 1992, quando o banco decidiu modernizar o seu visual e sua linguagem. Da década de 1990 até hoje, mudanças sutis foram feitas no logotipo do Itaú e as cores fortes laranja, azul e amarelo permanecem.
Bradesco

Nos seus quase 70 anos de existência, a marca Bradesco passou por apenas quatro transformações. Durante mais da metade de sua história, a instituição não utilizava nenhum logotipo para representá-la. Foi na década de 1980 que o banco desenvolveu seu primeiro logotipo, representado por um raio, nas cores amarelo, laranja e vermelho. Nessa época, o banco passou a ser conhecido como Bradesco, união dos nomes: brasileiro + descontos.
Em 1997, a marca passou por mais uma mudança e deixou de utilizar o vermelho no nome para mantê-lo apenas no logo, que também foi substituído por elementos geométricos que fazem menção a uma árvore. Segundo o banco, os traços do logo simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que o diferenciam das demais instituições financeiras do País.
Petrobras
A Petrobras foi fundada em outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, mas somente cinco anos depois o primeiro logotipo da companhia foi desenvolvido. Era composto por um losango amarelo, de contorno verde e com a palavra Petrobrás, ainda com acento, em azul. Tanto a forma quanto as cores utilizadas faziam menção à bandeira nacional.
No final de 1972, a marca teve a sua primeira mudança visual, que perdurou por mais de 20 anos. O logo anterior, na época foi considerado ultrapassado pela companhia e substituído pelo emblema hexágono-losango, que tinha duas letras V unidas para compor o desenho.
Ainda na década de 1970, o símbolo “BR” foi criado especialmente para a marca Petrobras Distribuidora. O emblema tornou-se bastante conhecido nos postos de combustíveis da companhia. Durante algum tempo, a rede de postos Petrobras utilizou o símbolo BR e o logo hexágono-losango. Mas a marca BR se tornou popular e, por isso, passou a ser a única nos postos da companhia.
A iniciativa da Petrobras gerou alguns problemas, e o público deixou de associar a Petrobras Distribuidora à imagem da Petrobras. Em 1994, o losango-hexágono cedeu espaço ao símbolo BR, que é até hoje utilizado por todos os segmentos dentro da companhia.
Skol 
A Skol chegou ao Brasil no final da década de 1960 sob licença da cervejaria Rio Claro. A marca foi a primeira a lançar cerveja em latas, em 1989. Depois disso, outros formatos de embalagens, como a long neck, litrão e redondinha, surgiram no mercado com emblema Skol.
Desde a década de 1990, a companhia adotou em seus slogans a expressão “redondo”, o que fez com que a Skol ficasse conhecida como a cerveja que desce redondo. Esse “redondo” também está presente nos logotipos da marca, que, mais recentemente, incorporaram o símbolo à letra “O” do nome Skol.
A Skol conta atualmente com mais de dez variações de formatos.
Natura
Nos seus mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro de cosméticos, a Natura mudou sua imagem visual apenas três vezes. O primeiro logo Natura surgiu na década de 1970. O desenho sugeria a imagem de uma flor, que tinha suas pétalas formadas pela letra “N”, de Natura.

Segundo a Natura, os desenhos do nome e do símbolo da Natura são uma evolução dos anteriores. O logo é um desenho orgânico, que se move para dentro e para fora, sem nunca terminar. É a expressão gráfica do "Bem Estar Bem", a relação eterna do indivíduo consigo mesmo, afirma a empresa. "As cores são inspiradas no sol para transmitir a riqueza do Brasil."Em 1989, o logo ganhou novos traços e a assinatura “Verdade em Cosmética”. A imagem também foi construída a partir da letra “N”. Mas foi no ano 2000, que a mudança de logo se tornou mais notável. Com a adoção do slogan "Bem Estar Bem", a companhia mudou sua imagem, que passou a ser composta por dois elementos: símbolo e nome.
Postado por: Luiza Avellar

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Heineken lança marca corporativa redesenhada


A Heineken apresenta o seu novo logotipo mundial. O redesign foi desenvolvido pela agência holandesa VBAT e busca refletir conceitos como dinamismo, criatividade e confiança, com o nome da companhia em letras maiúsculas complementadas por uma estrela estilizada. As cores principais, no entanto, permanecem as mesmas: vermelha, verde e prata. Já a fonte compatível com 60 idiomas foi especialmente desenvolvida e registrada para criar a base de toda a comunicação.
A nova marca será utilizada em todas as publicações corporativas, materiais impressos e no site mundial, mas a identidade visual e o design da marca da cerveja Heineken se mantêm inalterados para que o consumidor possa distinguir o nome da empresa da marca de cerveja facilmente. A mudança acompanha a evolução da companhia e pretende reforçar a sua forte atuação global. Hoje, a Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países e, em 2010, vendeu 205 milhões de hectolitros em todo o mundo.

Ana Carolina Sampaio

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um hambúrguer de matar

 Artigo sobre um novo conceito de lanchonete, que literalmente nadando contra a corrente chama a atenção da mídia. Diferenciação levada ao pé da letra. Exagero ou estratégia bem sucedida?
 Luíza Gantois.

"Recentemente Otavio Franco, executivo da Rações Guabi, me falou de um case muito interessante de branding que acontece  neste momento, nos Estados Unidos, mais precisamente no árido Arizona. Nas primeiras palavras de Otavio, eu fiquei duvidando se era um chiste ou era verdade. Mas o caso é verdadeiro e chama-se Heart Attack Grill, algo como Churrascaria do Ataque de Coração ou do Enfarto.
Em tempos da busca frenética de uma alimentação mais saudável e menos calórica, o Heart Attack Grill destoa das tendências das redes fast food, como  por exemplo, o Mc Donalds que se rendeu às saladas e frutas, depois do documentário Super Size me. Ou marcas que convivem com posicionamentos mais naturais como a Rede Subway, que não conta com frituras em seu portfólio.  Isto sem falar das Casas de Suco e Vitaminas, tão populares no Brasil e que vem crescendo cada vez mais, com a chegada dos Smoothies.
O Heart Attack Grill foge das tendências de saudabilidade e do politicamente correto e vem obtendo sucesso, com um diferencial de marca, muito interessante, algo como, “vale a pena morrer pelo sabor”. Literalmente.
O Heart Attack Grill tem como tema, ser um restaurante- hospital. Suas garçonetes (sensuais) estão vestidas como enfermeiras, um grande fetiche masculino. Qual a razão de ser um hospital? Simplesmente pelo elevadíssimo nível calórico de seus hambúrgueres. Um deles, com o sugestivo nome de Quadruple Bypass Burger® possui mais de 8.000 calorias. Você leu corretamente: 8.000 calorias. Ou seja , um  só sanduíche fornece calorias suficientes para suprir 4 dias das necessidades de um adulto ! O pão é mergulhado em banha de porco  e depois vai secar no forno. Tudo para deixá-lo mais gostoso. Os clientes, ou melhor os “pacientes” como são chamados, podem contar com uma cadeira de rodas e toda a assistência das enfermeiras, caso comece a passar mal, na dura batalha contra esta verdadeira bomba calórica. Vale lembrar que as batatas fritas estão a sua disposição no self -service.  Também fritas na banha. Coma a vontade.
No seu pedido, ou melhor “prescrição”, não existe espaço para refrigerante Diet ou Light. Apenas as versões regulares.
Cigarros? Sim, eles são permitidos, mas desde que sejam sem filtros. Com certeza o Governador José Serra de São Paulo, não se sentiria muito a vontade neste ambiente nada saudável.
Com este posicionamento politicamente incorreto, o Heart Attack Grill tem obtido muita mídia espontânea, principalmente quando grupos de pressão fazem protestos contra o proprietário, que se auto denomina como “Doutor Jon” e que também frita os hambúrgueres, quando não está tendendo os “pacientes”ou dando inúmeras entrevistas para os veículos de comunicação.
Parece que a associação de enfermeiras não tem gostado nada da vulgarização da imagem da profissionais, neste restaurante.
Podemos dizer que o Heart Attack Grill é uma das principais atrações do Arizona, as pessoas que visitam o estado TÊM que conhecer a casa, algo parecido como ir ao Rio de Janeiro e não visitar a Confeitaria Colombo ou o Famiglia Mancini em São Paulo.
O que podemos aprender deste caso é que o marketing premia quem é original e consegue se destacar nesta era de abundância em que vivemos. O Heart Attack Grill deu às costas às tendências que a maioria estava seguindo, como búfalos em uma louca disparada pela busca de se apropriar dos conceitos de natural e saudabilidade.
Dr. Jon percebeu que existia um segmento que não se encaixava em nada nestas tendências e estava ficando abandonado. É este público eminentemente masculino que gosta de  quantidade e não está preocupado (ainda) com sua saúde, que é o principal paciente do Heart Attack Grill. Eles sabem que gordura faz mal, mas também é sinônimo de sabor.
Quando muitas pessoas me dizem que sua empresa tem produtos que estão se “commoditizando”, eu digo que a culpa é da própria empresa e não do ambiente mercadológico. Se você não consegue diferenciar seu produto/serviço de maneira funcional, está na hora de utilizar o lado emocional. Ou ambos.
O Heart Attack Grill, mostra que ao entender profundamente os consumidores, podemos oferecer algo novo, diferente e relevante para suas vidas."



Mesmo as empresas de alimentação rápida que estão migrando em direção à saudabilidade têm que refletir sobre seus diferenciais, sob o risco de virar  mais um “me too” e depois ficar brigando apenas por preço, com seus clones.

Texto de Júlio Moreira - em 28 de Março de 2011 (http://topbrands.com.br/2010/coffeebreak/artigos/um-hamburguer-de-matar%E2%80%A6) 

Power Point das aulas

Segue o link para download das aulas de 1 a 6:

http://www.sendspace.com/file/31pk1q



Pedro Ribeiro

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Identidade visual Cartoon Network

Achei interessante mostrar a evolução da identidade visual do canal Cartoon Network que foi se modificando ao longos dos anos de acordo com o público alvo que pretendia atingir.




A programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos e filmes infantis (O primeiro desenho foi Pernalonga).
Mas com o passar do tempo, o canal resolveu agregar todos os desenhos classicos e exibir em um único canal chamado Boomerang que atenderia mais o publico infantil.

A partir dai  o Cartoon começou a atrair telespectadores fora de sua audiência original (crianças) com o bloco de desenhos noturnos chamado Toonami,  que exibia desenhos japoneses (animes), como Dragonball Z, Samurai X e Naruto, sendo voltado para o público adolescente, e um bloco chamado Adult Swim que exibia desenhos de comédia norte-americanos direcionados para adolescentes mais velhos e adultos.

Em 2009, o Cartoon Network, que sempre estabeleceu uma identidade bem humorada calcada nas personagens de suas atrações, resolveu deixar isso ainda mais explícito, mas de uma maneira jamais utilizada pelo canal. Ao contrário do cartoon bidimensional, linguagem da maior parte de seus desenhos, a nova identidade adotada foi construída em cima da estética tridimensional.






Em 2010, o canal mudou novamente toda sua identidade.
A marca perdeu a tridimensionalidade, e o aspecto formal mais dinâmico adquiridos na última mudança, trazendo de volta o tabuleiro de xadrez.
No entanto,  o quadriculado ficou restrito somente às iniciais e a tipografia perdeu o aspecto pontiagudo de algumas letras como o “N” e o “A”.
Segundo o próprio canal, eles retomaram o xadrez com um novo significado que ressalta um amadurecimento da programação e do seu público.
O xadrez ilustra na verdade o confronto entre a diversidade de conteúdos e mídias, que exploram novas possibilidades e escolhas.
A nova linha de comunicação deixou de lado o traço mais infantil, para introduzir uma linguagem mais adolescente, mas não menos lúdica e divertida.






Natália Franciss

domingo, 11 de setembro de 2011

Nova Diet Coke

A edição limitada de Diet Coke será lançada no mês de setembro, mas somente para as lojas dos EUA. A sacada para o design das novas latinhas foi o recorte do logo icônico da marca para compor o visual. Apesar de não ser fã de bebida diet, achei muito interessante a simplificação do visual e a preocupação na pouca carga de detalhes, valorizando a marca e dando um ar mais "formal" à embalagem, remetendo, até certo ponto, a caixas de vinho.







Pedro Ribeiro

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A marca mais rápida do mundo

Talvez poucos saibam, mas o atual mês de setembro já se tornou marcante no mundo dos quadrinhos e super-heróis americanos. Nesse mês, a DC Comics - uma das "duas grandes" editoras norte-americanas, ao lado da Marvel Comics - sofre uma reformulação inteira de sua linha de quadrinhos, mudando o visual da grande maioria dos personagens e zerando todas as suas revistas, entre outras mudanças significativas.


Junto a essa mudança de visual, alguns inclusive tiveram mudanças em seu logotipo, motivo de criação do tópico. Achei interessante vermos esse lado que todo super-herói carrega, mas muitas vezes não reparamos por serem personagens. Todos tem sua marca, seja pelo símbolo ou pelo logotipo.

Escolhi a mudança no logotipo do Flash, o homem mais rápido do mundo, por achar muito interessante o resultado da nova versão e trouxe uma pequena linha cronológica com as principais mudanças que já aconteceram, chegando à atual reformulação.

1ª capa (1940)

1ª reformulação do personagem (1956)

(1987)

(2004)

novo logotipo (2011)

aplicação do logotipo em teasers

Pedro Ribeiro

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Logo Copa das Confederações 2013


Segue o link do site que primeiro mostrou o logo: http://esporte.ig.com.br/futebol/exclusivo+logo+da+copa+das+confederacoes+2013+e+um+passaro/n1597194816190.html

Agência estrangeira... vazou na internet... tipografia estranha... difícil aceitar a postura da fifa e da cbf novamente. Lamentável.

Por Valter Bispo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O mundo das marcas

O blog do mundo das marcas conta a história de várias marcas famosas, incluindo a evolução da marca. Através da história, conceitos e o posicionamento, consegue-se entender o porque das identidades visuais.

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/shell-waves-of-change.html

Abs

Lucas Arcoverde

Fanta laranja e sua nova identidade

O link abaixo mostra a nova cara da Fanta. Assim como o criador do blog abaixo, achei a marca mais clean e agradável.
Uma modernização que proporcionou um visual mais sofisticado.


http://adivertido.com/fanta-apresenta-nova-identidade-visual/

Abs

Lucas Arcoverde

Evolução das marcas

Neste link a gente pode acompanhar a mudança de diversas marcas famosas de acordo com o tempo.

Interessante pensar que em muitas mudanças visuais(talvez a maioria ou todas) vem acompanhada de uma grande estratégia por trás.

http://www.curiosando.com.br/logotipos-evolucao-de-grandes-marcas/

Lucas Arcoverde

domingo, 4 de setembro de 2011

We Will Google You


Para os fãs do Queen e para os fãs do bom design, confiram a mais nova adaptação do logotipo do Google em comemoração ao aniversário de 65 anos de Freddie Mercury, caso ainda estivesse vivo.

Não é a primeira vez que o Google muda seu logotipo devido a uma data especial ou simplesmente porque deu na telha. A força da marca é tão grande que por mais que ela seja modificada ou customizada ao extremo continua mantendo sua identidade.




Pedro Ribeiro


segunda-feira, 22 de agosto de 2011