quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Identidade visual Cartoon Network

Achei interessante mostrar a evolução da identidade visual do canal Cartoon Network que foi se modificando ao longos dos anos de acordo com o público alvo que pretendia atingir.




A programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos e filmes infantis (O primeiro desenho foi Pernalonga).
Mas com o passar do tempo, o canal resolveu agregar todos os desenhos classicos e exibir em um único canal chamado Boomerang que atenderia mais o publico infantil.

A partir dai  o Cartoon começou a atrair telespectadores fora de sua audiência original (crianças) com o bloco de desenhos noturnos chamado Toonami,  que exibia desenhos japoneses (animes), como Dragonball Z, Samurai X e Naruto, sendo voltado para o público adolescente, e um bloco chamado Adult Swim que exibia desenhos de comédia norte-americanos direcionados para adolescentes mais velhos e adultos.

Em 2009, o Cartoon Network, que sempre estabeleceu uma identidade bem humorada calcada nas personagens de suas atrações, resolveu deixar isso ainda mais explícito, mas de uma maneira jamais utilizada pelo canal. Ao contrário do cartoon bidimensional, linguagem da maior parte de seus desenhos, a nova identidade adotada foi construída em cima da estética tridimensional.






Em 2010, o canal mudou novamente toda sua identidade.
A marca perdeu a tridimensionalidade, e o aspecto formal mais dinâmico adquiridos na última mudança, trazendo de volta o tabuleiro de xadrez.
No entanto,  o quadriculado ficou restrito somente às iniciais e a tipografia perdeu o aspecto pontiagudo de algumas letras como o “N” e o “A”.
Segundo o próprio canal, eles retomaram o xadrez com um novo significado que ressalta um amadurecimento da programação e do seu público.
O xadrez ilustra na verdade o confronto entre a diversidade de conteúdos e mídias, que exploram novas possibilidades e escolhas.
A nova linha de comunicação deixou de lado o traço mais infantil, para introduzir uma linguagem mais adolescente, mas não menos lúdica e divertida.






Natália Franciss

Nenhum comentário:

Postar um comentário