segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Evolução das marcas internacionais

Complementando o post da Lu...

Confira a evolução das marcas internacionais

Veja como eram os logotipos das marcas Canon, Nokia, Toyota, McDonald's e Gillette

Canon:
Canon
A Canon nasceu em 1933 da vontade de dois jovens japoneses, que queriam fabricar máquinas fotográficas de boa qualidade, mas com preços acessíveis. Inaugurada com o nome de Instrumentos de Precisão Ópticos, a empresa apresentadou ao mercado uma máquina fotográfica batizada de Kwanon após um ano.
Em 1934, o primeiro logotipo da companhia foi desenhado para estampar as máquinas. O nome Kwanon foi inspirado em um Deus do budismo conhecido como Kuan Yin e a imagem do primeiro logo também fazia menção à religião budista. A primeira marca, no entanto, não foi lançada oficialmente no mercado.
No ano seguinte, o nome Canon foi patenteado pela companhia, que alterou a nomenclatura para facilitar a pronúncia. De lá para cá, pequenas mudanças foram feitas. A última foi no ano de 1956, um ano depois do início do processo de internacionalização da Canon, que hoje é uma das principais marcas de câmeras fotográficas do mundo.
Nokia
A Nokia nasceu no ano de 1865, como empresa produtora de papel, às margens do rio Nokianvirta, na Finlândia, daí a origem do nome e do primeiro logotipo de companhia, que era representado por um peixe. Três décadas depois, a empresa expandiu sua atuação e passou a atuar também no mercado de borracha, passando a fabricar botas, estilo galochas.
No início do século 20, a Nokia ampliou mais uma vez seus horizontes e passou a produzir fios de cobre com camada de borracha. Neste mesmo período, deu início à suas atividades no segmento eletrônico. Em 1966, surgiu a Nokia Corporation, a partir da fusão de três empresas. O logotipo da corporação passou a ser uma representação gráfica de três setas, cada uma representando uma das empresas fundidas.
No final da década de 1980, quando a empresa já fabricava sistemas de telefonia e era a terceira maior fabricante de televisores da Europa, desenvolveu um novo logo com a palavra Nokia e as três setas ao lado. Em 1993, a empresa lança o slogan “connecting people” (conectando pessoas), que passou a fazer parte do logotipo. No ano seguinte, as setas foram deixadas de lado e o azul do nome ganhou tons mais claros. O logo é o mesmo utilizado nos dias atuais.
Toyota
A marca japonesa Toyota foi oficialmente criada em 1937, por Kiichiro Toyoda. Mas sua história teve início em 1919, quando a Toyoda Spinning and Weaving Company  foi fundada pelo pai de Kiichiro. A Toyota foi responsável pela invenção da primeira máquina de fiar elétrica japonesa.
O primeiro logo da Toyota foi desenvolvido no mesmo ano da fundação da Toyota Motor Company, em 1937. Durante todo o século 20, a companhia passou por diversas transformações, com o lançamento de carros híbridos e a criação da ala de luxo da companhia.
Em 1990, o símbolo com três elipses entrelaçadas foi desenvolvido. O logo faz menção ao "T" de Toyota e é usado até os dias atuais pela montadora. 
Mc Donald’s
Se as cores tivessem dono, ninguém poderia negar que o amarelo e vermelho pertencem à rede de fast food McDonald’s. A marca nasceu em meados do século passado a partir dá iniciativa de dois irmãos americanos, se popularizou e hoje está presente em cerca de 120 países.
Durante os seus mais de 60 anos de vida, diversas, mas sutis, alterações foram feitas na marca. A letra M em amarelo vem sendo mantida nos logos da companhia desde os anos 1980. O amarelo que hoje domina o logotipo foi acrecentado ao vermelho e branco usados na época da sua criação.
Gillette 
A marca Gillette surgiu no início do século passado, nos EUA. Durante mais de meio século, o primeiro logo da companhia permaneceu intacto e a imagem da companhia só teve sua primeira transformação em 1964. A segunda mudança, no entanto, não demorou muito e, em 1970 mais uma vez a companhia modificou seu logo a fim de se tornar conhecida como The Gillette Company. Ainda na década de 1970, a Gillette lançou o primeiro barbeador descartável com duas lâminas.
Na década de 1990, a companhia fez uma modificação radical na imagem. Foi a última em relação à forma. Depois disso, apenas a cor azul passou a fazer parte do logo da companhia.

Postado por Denise Dekermacher

Nenhum comentário:

Postar um comentário