sábado, 8 de outubro de 2011

Excelente vídeo de reformulação da marca 7TV. Vale conferir!




Link com informações: http://www.vimeo.com/29867765


Pedro Ribeiro

Aulas de 7 a 9

Galera, lamento a demora para postar, mas segue o link para download da nova leva de ppt's com as aulas:

http://www.sendspace.com/file/i9brmy


Pedro Ribeiro

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Evolução das marcas internacionais

Complementando o post da Lu...

Confira a evolução das marcas internacionais

Veja como eram os logotipos das marcas Canon, Nokia, Toyota, McDonald's e Gillette

Canon:
Canon
A Canon nasceu em 1933 da vontade de dois jovens japoneses, que queriam fabricar máquinas fotográficas de boa qualidade, mas com preços acessíveis. Inaugurada com o nome de Instrumentos de Precisão Ópticos, a empresa apresentadou ao mercado uma máquina fotográfica batizada de Kwanon após um ano.
Em 1934, o primeiro logotipo da companhia foi desenhado para estampar as máquinas. O nome Kwanon foi inspirado em um Deus do budismo conhecido como Kuan Yin e a imagem do primeiro logo também fazia menção à religião budista. A primeira marca, no entanto, não foi lançada oficialmente no mercado.
No ano seguinte, o nome Canon foi patenteado pela companhia, que alterou a nomenclatura para facilitar a pronúncia. De lá para cá, pequenas mudanças foram feitas. A última foi no ano de 1956, um ano depois do início do processo de internacionalização da Canon, que hoje é uma das principais marcas de câmeras fotográficas do mundo.
Nokia
A Nokia nasceu no ano de 1865, como empresa produtora de papel, às margens do rio Nokianvirta, na Finlândia, daí a origem do nome e do primeiro logotipo de companhia, que era representado por um peixe. Três décadas depois, a empresa expandiu sua atuação e passou a atuar também no mercado de borracha, passando a fabricar botas, estilo galochas.
No início do século 20, a Nokia ampliou mais uma vez seus horizontes e passou a produzir fios de cobre com camada de borracha. Neste mesmo período, deu início à suas atividades no segmento eletrônico. Em 1966, surgiu a Nokia Corporation, a partir da fusão de três empresas. O logotipo da corporação passou a ser uma representação gráfica de três setas, cada uma representando uma das empresas fundidas.
No final da década de 1980, quando a empresa já fabricava sistemas de telefonia e era a terceira maior fabricante de televisores da Europa, desenvolveu um novo logo com a palavra Nokia e as três setas ao lado. Em 1993, a empresa lança o slogan “connecting people” (conectando pessoas), que passou a fazer parte do logotipo. No ano seguinte, as setas foram deixadas de lado e o azul do nome ganhou tons mais claros. O logo é o mesmo utilizado nos dias atuais.
Toyota
A marca japonesa Toyota foi oficialmente criada em 1937, por Kiichiro Toyoda. Mas sua história teve início em 1919, quando a Toyoda Spinning and Weaving Company  foi fundada pelo pai de Kiichiro. A Toyota foi responsável pela invenção da primeira máquina de fiar elétrica japonesa.
O primeiro logo da Toyota foi desenvolvido no mesmo ano da fundação da Toyota Motor Company, em 1937. Durante todo o século 20, a companhia passou por diversas transformações, com o lançamento de carros híbridos e a criação da ala de luxo da companhia.
Em 1990, o símbolo com três elipses entrelaçadas foi desenvolvido. O logo faz menção ao "T" de Toyota e é usado até os dias atuais pela montadora. 
Mc Donald’s
Se as cores tivessem dono, ninguém poderia negar que o amarelo e vermelho pertencem à rede de fast food McDonald’s. A marca nasceu em meados do século passado a partir dá iniciativa de dois irmãos americanos, se popularizou e hoje está presente em cerca de 120 países.
Durante os seus mais de 60 anos de vida, diversas, mas sutis, alterações foram feitas na marca. A letra M em amarelo vem sendo mantida nos logos da companhia desde os anos 1980. O amarelo que hoje domina o logotipo foi acrecentado ao vermelho e branco usados na época da sua criação.
Gillette 
A marca Gillette surgiu no início do século passado, nos EUA. Durante mais de meio século, o primeiro logo da companhia permaneceu intacto e a imagem da companhia só teve sua primeira transformação em 1964. A segunda mudança, no entanto, não demorou muito e, em 1970 mais uma vez a companhia modificou seu logo a fim de se tornar conhecida como The Gillette Company. Ainda na década de 1970, a Gillette lançou o primeiro barbeador descartável com duas lâminas.
Na década de 1990, a companhia fez uma modificação radical na imagem. Foi a última em relação à forma. Depois disso, apenas a cor azul passou a fazer parte do logo da companhia.

Postado por Denise Dekermacher

Evolução das marcas Nacionais

Achei esse artigo no site da IG, falando sobre a evolução das grandes marcas nacionais e achei interessante compartilhar aqui no blog. Deêm uma olhada.

Veja a evolução das marcas nacionais

Conheça a história de marcas como Itaú, Bradesco, Petrobras, Skol e Natura

A marca mais valiosa do País e uma entre as dez mais lembradas da América Latina não nasceu com as cores azul, laranja e amarelo atuais. O Itaú, que em tupi-guarani significa pedra escura, já teve outras razões sociais e o preto e branco em seu logotipo.
O banco surgiu em 1945, em Minas Gerais, como o nome de Banco Central de Crédito. Mas somente dois anos depois obteve autorização para realizar operações bancárias e abrir sua primeira agência, em São Paulo. Na década de 1950, por orientação do governo, a instituição mudou de nome e se tornou conhecida como Banco Federal de Crédito.
Na década de 60, o Itaú comprou seu primeiro computador, realizou a primeira fusão e passou, então, a se chamado de Banco Federal Itaú. Nessa época, o primeiro logotipo do banco foi desenvolvido pelo desenhista Aloísio Magalhães, contratado para criar um triângulo preto. O logo permaneceu inalterado pela instituição até 1973.
Com a aquisição do Banco Português do Brasil, na década de 1970, o Itaú tornou-se o segundo maior banco do País em transações bancárias e o maior em quantidade de agências entre as instituições privadas. Foi então que passou a se chamar apenas Banco Itaú. Devido à força do nome, o logotipo da marca foi alterado e um módulo negro, com o nome Itaú grafado em branco foi criado por Francesc Petiti, da DPZ, agência de propaganda que até os dias atuais cuida da imagem da instituição.
As cores, no entanto, foram introduzidas à marca somente em 1992, quando o banco decidiu modernizar o seu visual e sua linguagem. Da década de 1990 até hoje, mudanças sutis foram feitas no logotipo do Itaú e as cores fortes laranja, azul e amarelo permanecem.
Bradesco

Nos seus quase 70 anos de existência, a marca Bradesco passou por apenas quatro transformações. Durante mais da metade de sua história, a instituição não utilizava nenhum logotipo para representá-la. Foi na década de 1980 que o banco desenvolveu seu primeiro logotipo, representado por um raio, nas cores amarelo, laranja e vermelho. Nessa época, o banco passou a ser conhecido como Bradesco, união dos nomes: brasileiro + descontos.
Em 1997, a marca passou por mais uma mudança e deixou de utilizar o vermelho no nome para mantê-lo apenas no logo, que também foi substituído por elementos geométricos que fazem menção a uma árvore. Segundo o banco, os traços do logo simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que o diferenciam das demais instituições financeiras do País.
Petrobras
A Petrobras foi fundada em outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, mas somente cinco anos depois o primeiro logotipo da companhia foi desenvolvido. Era composto por um losango amarelo, de contorno verde e com a palavra Petrobrás, ainda com acento, em azul. Tanto a forma quanto as cores utilizadas faziam menção à bandeira nacional.
No final de 1972, a marca teve a sua primeira mudança visual, que perdurou por mais de 20 anos. O logo anterior, na época foi considerado ultrapassado pela companhia e substituído pelo emblema hexágono-losango, que tinha duas letras V unidas para compor o desenho.
Ainda na década de 1970, o símbolo “BR” foi criado especialmente para a marca Petrobras Distribuidora. O emblema tornou-se bastante conhecido nos postos de combustíveis da companhia. Durante algum tempo, a rede de postos Petrobras utilizou o símbolo BR e o logo hexágono-losango. Mas a marca BR se tornou popular e, por isso, passou a ser a única nos postos da companhia.
A iniciativa da Petrobras gerou alguns problemas, e o público deixou de associar a Petrobras Distribuidora à imagem da Petrobras. Em 1994, o losango-hexágono cedeu espaço ao símbolo BR, que é até hoje utilizado por todos os segmentos dentro da companhia.
Skol 
A Skol chegou ao Brasil no final da década de 1960 sob licença da cervejaria Rio Claro. A marca foi a primeira a lançar cerveja em latas, em 1989. Depois disso, outros formatos de embalagens, como a long neck, litrão e redondinha, surgiram no mercado com emblema Skol.
Desde a década de 1990, a companhia adotou em seus slogans a expressão “redondo”, o que fez com que a Skol ficasse conhecida como a cerveja que desce redondo. Esse “redondo” também está presente nos logotipos da marca, que, mais recentemente, incorporaram o símbolo à letra “O” do nome Skol.
A Skol conta atualmente com mais de dez variações de formatos.
Natura
Nos seus mais de 40 anos de atuação no mercado brasileiro de cosméticos, a Natura mudou sua imagem visual apenas três vezes. O primeiro logo Natura surgiu na década de 1970. O desenho sugeria a imagem de uma flor, que tinha suas pétalas formadas pela letra “N”, de Natura.

Segundo a Natura, os desenhos do nome e do símbolo da Natura são uma evolução dos anteriores. O logo é um desenho orgânico, que se move para dentro e para fora, sem nunca terminar. É a expressão gráfica do "Bem Estar Bem", a relação eterna do indivíduo consigo mesmo, afirma a empresa. "As cores são inspiradas no sol para transmitir a riqueza do Brasil."Em 1989, o logo ganhou novos traços e a assinatura “Verdade em Cosmética”. A imagem também foi construída a partir da letra “N”. Mas foi no ano 2000, que a mudança de logo se tornou mais notável. Com a adoção do slogan "Bem Estar Bem", a companhia mudou sua imagem, que passou a ser composta por dois elementos: símbolo e nome.
Postado por: Luiza Avellar